segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Aparência x Essência, o "dentro" e o "fora"


Oie....


Quando criei o blog, por sugestão da minha querida psicóloga, já estava definida nossa mudança do país. Então eu previ que precisatia ter bastante paciência pois não poderia me dedicar e fazer tudo como eu queria, mas sim ir fazendo e aprendendo até encontrar o meu estilo, os meus assuntos, a minha visão de estilo, que é beeeem diferente do padrão, digamos.

Eu leio muito desde criança, aprendi a ler com 5 anos, mas escrever é diferente e eu estou experimentando.

É uma mudança muito radical e um enorme desafio expôr minhas ideias e opinioes, primeiro porque fui treinada a ter sigilo absoluto em tudo que envolvia meu trabalho como psicoterapeuta e coach; segundo porque eu não estudei literatura, ou letras, não sou profissional da escrita e não conheço técnica nenhuma para prender o leitor, essas coisas.

Porém a experiência tem sido tão interessante...acho que ainda não consigo me expressar tão bem escrevendo...mas de alguma forma, isso está me ajudando a entender-me e amadurecer o meu pensamento e  minha visão de homem e de mundo, tão embasada na essência, na psiquê, na mente, no subjetivo, no comportamento, agora com esse novo interesse, novo olhar para a aparência




------------


As aparências enganam e revelam. Em 15 anos de consultório de psicoterapia acompanhei centenas, talvez milhares de pessoas mudarem a fisionomia do rosto e as formas do corpo, simplesmente com a mudança mental: sem plática, sem dieta, sem mudanças exteriores. 

Á medida que a pessoa conhecia a si, compreendia melhor seu posicionamento perante as situações, suas dificuldades e, principalmente, seus desejos, começava a surgir um brilho nos olhos, expressões e posturas mais relaxadas, roupas mais cuidadosamente escolhidas e favoráveis para sua aparência.

Então eu sempre me senti trabalhando com a aparência, com a Imagem, mas não abordando o fenômeno (aquilo que se vê) mas o que está antes, aquilo que a provoca - o noumenon. Esses são conceitos de Kant, e ele chama essa forma de abordar o objeto de Análise Transcedental; transcender significa ir além, então essa anãlise vai além da aparência, ela investiga o objeto para além do que ele mostra, e ainda, investiga porque é aquilo que ele mostra e não outra coisa, etc.

Sendo assim, foi sempre muito frustrante e vazio para mim a abordagem de Moda e Estilo que foca na roupa, na Moda. Hoje sei que isso é coisa de amadores em se tratando de comportamento e compreensão da personalidade. Eu acho as coisas que estão na Moda um saco!

Todo mundo com estampa de azulejo!
Todo mundo com listra preto e branco (cor-sim cor-não)
Todo mundo de casaquinho Chanel inspired
Todo mundo com aqueles sneakers horrorosos...



Estilo é outra coisa beeeem diferente, imagem não se constrói sabendo o que está na moda, mas sabendo quem você é, e como quer se mostrar. O que você quer que as pessoas vejam e pensem de voce,  aquelas pessoas que nao fazem Analise Transcedental e vão julga-la pela forma com que se apresenta?




--------

E foi aí que, semana passada, em um sebo de Curitiba, eu encontrei a Luz. Um livro de uma profissional da moda, sem formação em Psicologia como eu, mas com uma sólida formação cultural, filosófica e literária. Foi lendo Proust que ela ia em pensamento para Paris (o Reino das Aparências) e mais tarde...

"...foi ali que aconteceu o começo do meu romance com o mundo da moda, que acabou se tornando minha escolha para entender a vida, os costumes, a história, a política e, por quê não, os sentimentos."


Touchè!! Como assim? Gostei...tell me more...


" Estilo é o que dá forma ao pensamento e mostra quem você é de verdade. Estilo distingue que espelha e quem irradia. Estilo é uma consquista individual, plena de autonomia. Ele 
nos dá sentido de competência, prazer e segurança. Transcende tempo e gênero".

Pensamento? Já estudei muito Pensamento...


" Acredito que estilo pode ser a melhor expressão do caráter de alguém, uma legítima ressonância do que somos. Para mim viver com mais estilo significa transformar a banalidade da existência, em uma experiência original" 


Não, pera... uma consultora de moda falando de "caráter" e "existência"? #xocada


" Não adianta ter o corpo perfeito. É preciso saber escolher para conseguir harmonia entre a nossa personalidade e o que aparentamos."


Personalidade????


"Estilo não está só na roupa. Por pressa ou desatenção, somos naturalmente discplicentes na maneira como agimos, na forma como nos movimentamos, mas é através dos nossos gestos que nos apresentamos aos outros e ao mundo. Apurar seu estilo implica em começar a prestar mais atenção em seus gestos, e ter consciência de que eles são uma expressão de quem você é através dos movimentos do corpo."


Consciência corporal!!!!!




-------------


Estou na página 63, o livro tem 262.

O livro chama-se Confidencial e a autora é a luxuosa Constanza Pascolato, todo mundo sabe quem é mas estou quase certa de que poucos sabem dessa profundidade dela e porque ela é tão Top Top Master Blaster Super Chic, um ícone de estilo e uma oásis de essência em sua melhor aparência.





E então...gostaram?

Agora vou analisar as revistas de moda que comprei no findi...Incluindo a edição de Setembro da Vanity Fair com a lista das pessoas mais bem vestidas.... em breve....bjs


beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião... Beijos, obrigada!